ip_camera_externa

Como funciona uma Câmera IP Utilização e funcionalidades

Você já sentiu a necessidade de dar uma espiadinha no que acontece em sua casa a qualquer momento mesmo quando está em outra cidade ou outro país, de poder evitar um assalto mesmo estando longe de sua residência, de verificar o que está fazendo seu PET em sua sala, de verificar como a Babá está tratando seu filho enquanto você está no trabalho ? Se a resposta for sim, você precisa de uma Câmera IP pois ela possibilita que você faça tudo isso e muito mais. Com uma câmera IP você poderá visualizar o local onde ela está instalada de qualquer dispositivo que tenha acesso a Internet (Smartphones, Tablets, Desktop, SmartTV, etc…) através de browsers (IE, Firefox, Safari, Chrome, etc..) ou através de aplicações especificas para Iphone, Ipad, Android, Windows mobile, etc… Ao acessar a câmera IP você poderá controlar seu movimento vertical e horizontal podendo direciona-la para qualquer ponto do local que está sendo monitorado. Temos vários exemplos no noticiário de utilização desta tecnologia como por exemplo a constatação de maus tratos a idosos por cuidadores, falta de cuidado de Babás ao tratar com crianças, roubos em estabelecimentos comerciais, etc… Entretanto vamos destacar o artigo Homem na Alemanha acompanha roubo de sua casa no Brasil pela Web que apesar de ser antigo mostra claramente o potencial de uso de câmeras ligadas a Internet. Neste artigo uma pessoa em viagem na Alemanha consegue evitar um roubo em sua casa em Guarujá – São Paulo.

Como funciona uma Câmera IP

dk41b_camera_ip_infra_10led_branca

Uma das vantagens da Câmera IP é o fato de que ela pode funcionar sem a necessidade de um microcomputador no local onde será feito o monitoramento bastando existir uma rede WI-FI com acesso a Internet. Outro ponto importante é o fato dela possuir mecanismos que permitem sua rotação 320° na horizontal e 120° na vertical e LEDs infravermelho que permitem a captação de imagens em completa escuridão, possibilitando a visualização detalhada do local. Isto possibilita que possamos posicionar a câmera em qualquer direção remotamente através de um browser (IE, Firefox, Chrome, etc….) ou de um smartphone , Iphone ou Tablet, visualizando o que ocorre no local em tempo real e mesmo na ausência de luminosidade ambiente.

Além das facilidades acima ainda podemos destacar a possibilidade de gravação de imagens em computadores locais ou remotos de forma direta (24/7) ou somente quando houver movimentos no local, envio de emails quando ocorrer movimento no local de monitoração

Para ter uma Câmera IP em sua residência ou empresa basta ter um roteador com acesso a internet e acesso wireless. A Câmera IP será configurada para utilizar um endereço de IP de sua rede local (LAN ex.: 192.168.1.25). Esse endereço de IP de sua Rede Local, através de configurações em seu roteador será ligado a uma porta (port TCP/IP – ex.: 32500). No exemplo teríamos o endereço de IP 192.168.1.25 acessado pela porta 32500. Quando ligamos nosso roteador para se conectar com a Internet recebemos um número de IP (WAN ex.: 179.208.42.139) que irá identificar nossa Rede Local na WEB.

Câmera IP acesso via Internet
Câmera IP acesso via Internet

Desta forma, tendo o endereço de IP de nossa rede Local na WEB (No exemplo: 179.208.42.139) e sabendo o numero da porta onde está a Câmera IP instalada podemos acessa-la de qualquer ponto onde houver Internet.

Neste ponto temos um problema. Quando eu ligo meu roteador e faço a conexão com meu provedor de Internet (Virtua, Speed, Vivo, Claro, ADSL, etc…) eu recebo um novo número de IP. O provedor trabalha com IPs relativos e desta forma o meu IP estará sempre mudando.

Para resolver este problema a Câmera IP utiliza servidores de DDNS (Dynamic Domain Name System ) onde o numero de IP é informado e poderá ser acessado através de um nome de domínio (DNS ex.: camera_casa.dyndns.org).

Para usar esta facilidade basta se cadastrar em um servidor tipo http://dyn.com ou http://noip.com. Nestes sites você ira cadastrar seu DNS, usuário e senha. Estes dados serão colocados na configuração de sua câmera IP e sempre que o IP do roteador mudar ela irá trocar a referencia em seu DNS.

Por exemplo: Na figura acima o endereço de IP era 179.208.42.139. No servidor dyndns, o DNS “camera_casa.dyndns.org” estará apontando para o IP 179.208.42.139 e para acessarmos a Câmera IP iremos utilizar o endereço https://camera_casa.dyndns.org:32500.

Agora que sabemos como identificar a Câmera IP na WEB poderemos acessa-la de qualquer lugar no mundo onde exista um ponto de acesso e um dispositivo conectado a Internet. Normalmente este acesso será feito através de Navegadores (IE, Firefox, Chrome,etc…) ou por aplicações nativas do Sistema Operacional que controla o dispositivo (Android, IOS, Windows, etc…).

Abaixo estamos apresentando algumas imagens do acesso a câmera IP para melhor entendimento de seu potencial:

Exemplos de aplicativos para acessar sua câmera IP

acesso camera ip